Infelizmente não estive presente na aula de Arte e Imagens de Satélite, Google Maps, Google Street View e Google Earth, mas decidi fazer esse post após olhar as postagens dos colegas e me sentir pessoalmente inspirada por elas.
Nesse momento de inspiração tive como primeiro instinto revisitar, através do Google Street View, lugares que foram marcos de passagem para mim no meu crescimento, acredito que no intuito de notar as diferenças, mas mais do que isso, notar as semelhanças. Perceber o que nesse tempo mudou, o que ficou, comparar o quanto as coisas se transformaram de lá pra cá e também recordar memorias do passado.
Trouxe, nessa perspectiva, dois lugares-lar: a casa da minha vó (saudade grande) e a minha casa. Esses foram os espaços que acompanharam grande parte da minha formação subjetiva e que guardo com carinho. As imagens tem uma diferença de 12 anos, sendo as primeiras fotos (na vertical) registros do Google Street View de 2012 e as segundas fotos (na vertical) registros de 2024.
![]() |
Imagens do Google Street View |
Além disso, enquanto usava o Instagram recentemente tive contato com uma história interessante e engraçada e resolvi compartilhar com vocês, encontrei ela nesta publicação, que tem como legenda:
"Na ilha de Jukdo, na Coreia do Sul, um adorável golden retriever chamado Maru se tornou um guia não oficial, acompanhando um fotógrafo do Google Maps em uma jornada cênica documentada em mais de 1.000 fotos para o Street View.
Há sete anos, Maru é uma figura querida na ilha, encantando moradores e turistas com sua natureza curiosa e amigável. Sempre disposto a explorar, ele guia visitantes pelas paisagens deslumbrantes de Jukdo, que incluem vistas o mar, campos floridos e falésias exuberantes".
![]() |
Fonte da imagem: https://www.instagram.com/p/DD5mJy8v7uA/?igsh=d3Zsb2Q4ZWlweXJn |
Publicado por: Alícia de Oliveira