Entrevista com Artur Soar e VJ Koba
Artur Soar é formado em Artes Plásticas (UFBA); multiartista, ele trabalha com desenho, xilogravura e música. Apresentou no Mapping Salvador 2024 duas performances “Cuíca de Santo Amaro” e “Fé” em parceria com VJ Koba.
Embora não tenha tanta
experiência prévia com a videoarte projetada nas fachadas essa oportunidade me
ascendeu uma perspectiva de união das artes visuais com a música, propondo a
animação de imagens bidimensionais. Ou seja, entrando na dimensão do tempo e do
som, a partir de algo que era bidimensional e preto e branco. Foi uma sedução
ver todas aquelas luzes se relacionando com meu trabalho, foi formidável.
Sou um artista da
manualidade, do analógico, do acústico; conectado com tecnologias mais
ancestrais. Embora eu tenha usado computador para mixar as trilhas sonoras, eu
produzi tudo com instrumentos. Diferente da grande maioria das trilhas sonoras
desse festival, e do trabalho dos VJ e DJ que são do estilo música
eletrônica.
Mas depois que eu vi o
resultado eu fiquei com muita vontade de aprender e poder fazer as animações
das minhas gravuras. Ainda estou no frisson deste festival que mexeu comigo.
Com a vontade de aprender mais.
A maior dificuldade é a
falta de recursos. Eventos como Salvador Mapping permitem colocar as ideias em
prática, o artista pode dedicar-se somente à criação porque há toda a
infraestrutura para a projeção.
Sim, é possível, desde que
os artistas contem com um aparato de projeção, que pode ser mais simples. Eu
participo do grupo “Projetemos” e estamos ativos politicamente fazendo frases
de denúncia em vários lugares do Brasil; a projeção deixa de ser um espetáculo
e passa a ser um protesto.
Primeiro a gente visita o local da projeção e tira suas medidas e identifica o local onde os projetores estarão; e começa a trabalhar na criação já na fachada digitalizada. O processo de criação depende da complexidade, pode demorar de três dias a vários meses. É sempre um trabalho colaborativo, tanto pessoas iniciantes como experientes trabalham juntas.
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