terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Tempestade em Copo d'Água - Arte e Tecnologia no MAM

A aula com o artista e professor Bruno Rhode me fez lembrar de uma oficina que eu participei no MAM, em dezembro de 2021, que se chamava "Processos Criativos - Arte e Tecnologia". Foi muuuito bacana! 
Nós aprendemos a mexer um pouco com o Arduíno, a plataforma de código aberto, que o próprio Bruno mencionou em sala. Montamos circuitos elétricos, mexemos com sensores de luminosidade, movimento ou toque, fizemos várias experimentações! Ao final, cada participante desenvolveu um projeto usando o Arduíno. 

O meu projeto eu intitulei de "Tempestade em Copo d'Água". A seguir um vídeo mostrando o trabalho:

Tempestade em Copo d'Água, 2024

Como puderam ver, eu montei uma estrutura para o sustentar o copo de vidro acima de um motor. Nesse motor, estava conectado um imã, e havia outro imã dentro do copo, para que assim, quando o imã de fora girasse com o motor, o imã de dentro acompanhasse o movimento e formasse esse redemoinho na água.
Além disso, adicionei luzinhas de led e utilizei o Arduíno para programar (um código super simples) o ritmo que as lâmpadas piscariam. 
A ideia era colocar também um sensor de movimento, para que a "tempestade" começasse quando alguém se aproximasse do copo, porém outro colega da turma estava usando o único sensor que tínhamos. 

O próximo vídeo é um compilado que eu fiz na época para registrar a oficina, é bem curtinho (20 segundos) e mostra mais dos bastidores da obra!


Só para finalizar, as pessoas que ministraram a oficina foram André Bahiense e Thiago Moreira, ambos faziam parte do Lab ICON (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Interatividade, Computação e Novas Interfaces) lá do IHAC. Foi uma experiência muito enriquecedora e divertida participar dessa oficina. Apesar de já ter esquecido como usar o Arduíno, eu adoraria desenvolver mais trabalhos desse tipo!

- Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário