terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Tecnologias Livres na Criação Artística - Indizivel por Bruno Rohde

Na última aula, no dia 04 de dezembro, recebemos o artista, programador e professor Bruno Rohde para compartilhar com a turma seus projetos e seus conhecimentos na temática de Arte e Tecnologias Livres. O artista nos mostrou várias produções desenvolvidas por ele, as vezes associadas com outros autores, durante toda sua trajetória de criatividade e experimentos artísticos.

Além disso, Bruno Rohde também trouxe para sala alguns materiais que são usados para essas criações artísticas (materiais esses que inclusive foram pensados e desenvolvidos por ele mesmo) e permitiu que nós tivéssemos um pouco da experiência de utilizá-los e nos convidou a experimentar essa forma livre de produção. Bruno nos mostrou também o funcionamento do software que ele mesmo criou para realizar essas experimentações e seus projetos finais.

Fotografia da experimentação da turma com os materiais desenvolvidos por Bruno Rohde

Uma das produções que ele mostrou em sala foi o SUB.URB, que é descrito no vídeo do Youtube como "Expressão sonora do discurso interno impossível, da de(s)finição, do não verbo". Essa obra me chamou muita atenção pela forma livre e espontânea de produção, com a geração de sons e imagens em tempo real, conforme a apresentação é realizada. Posteriormente, pude assistir o vídeo completo e até me recordou em alguns momentos da imersão sonora proposta por Cristiano Figueiró através da Música Visual no Planetário da UFBA no Congresso 2024. 

Na minha perspectiva, as produções de Bruno Rohde apresentam uma forma de arte que nasce da experimentação, da exploração da criatividade e do investimento em alternativas para criações artísticas não lineares, que são instintivas e autênticas.

Deixo abaixo o direcionamento para o vídeo que mencionei acima:


Publicação por: Alícia de Oliveira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário