terça-feira, 14 de janeiro de 2025

A Casa das Histórias de Salvador, uma visita cultural

      No dia 8 de janeiro nós fomos à Casa das Histórias de Salvador, um museu que nos convida a entender e nos aprofundar nas diferentes histórias da cidade de Salvador, em várias perspectivas.
Nossa turma tinha a intenção de ir à Galeria Mercado e à Cidade da Música da Bahia, mas não foi possível pela imensa quantidade de pessoas no dia, porém eu tenho alguns registros desses locais de quando pude ir, então vou compartilhar com todos.

Galeria Mercado
Galeria Mercado

Cidade da Música

      Em nossa exploração da Casa das Histórias nos deparamos com inúmeras obras e experiências, sendo cada uma bem única. Irei registrar aqui as que mais me tocaram e/ou me deixaram imersa. A primeira que não vou esquecer tão fácil foi a sala imersiva, com projeções que continham elementos naturais e fantasiosos. Nós ficamos lá por um tempo, apreciando e tirando várias fotos, obviamente.


      Outra obra muito legal que encontramos foi uma mega maquete representando alguns dos pontos históricos e importantes da cidade, como o Dique do Tororó, o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e até mesmo a Fonte Nova.


     Vamos à minha parte favorita do dia: o curta "Traçando festas", que estava disponível no terceiro pavimento do museu. O curta faz o que o nome diz, traça as festas da cidade de Salvador, mostrando como as festas não são só farra, são parte da nossa história e cultura, é o que faz Salvador ser Salvador. Cada uma das festas mostradas no curta são de imensa importância cultural, econômica e religiosa.


     Por fim, fomos na exposição Ecos Malês, que homenageia os 190 anos da revolta dos Malês. A amostra reúne arte contemporânea, cultura e  a espiritualidade de um povo que lutou pela sua liberdade.


     E esse foi meu pequeno registro do nosso dia 8, espero ter trazido uma boa experiência para todos que estão lendo!
 

Katarina Amaralina C. Fernandes






Nenhum comentário:

Postar um comentário