Na semana do Congresso UFBA tive o prazer de prestigiar uma colega da Escola de Belas Artes, Jadie Lessa, na estreia de seu trabalho fruto da pesquisa realizada através do PIBExA. A descrição do trabalho é a seguinte:
"IMPERMANÊNCIA é um espetáculo multimídia que une a música de concerto e motion graphics num olhar para o dinamismo sensorial. O projeto é resultado da produção para o edital PIBExA da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e conta com a participação do Quarteto de Flautas da Bahia".
O espetáculo aconteceu no planetário da UFBA e se tratou de projeções de animações produzidas pela aluna por meio de experimentações com suportes e materiais variados. Desde animações stopmotion com nanquim e aquarela, até manipulações digitais de vídeos preexistentes. O foco da aluna foi o estudo do campo abstrato, tendo como referência filmes pioneiros desse gênero, e sua relação com o campo musical. Para isso, contou com a ajuda do professor Cristiano Figueiró para ter acesso a uma gama de referências de VJs e seus trabalhos.
As projeções eram acompanhadas pelas melodias tocadas ao vivo pelo Quarteto de Flautas da Bahia. Dentre elas, ao menos duas foram improvisações que ganhavam forma a medida que os músicos observavam as imagens projetadas.
Foi uma experiência bem sensorial, e única. Jadie explicou que devido a arquitetura da cúpula do planetário, o som se propaga de forma singular, e cada pessoa o percebe diferente. Um trabalho bem interessante!
A seguir registros da noite:
Publicado por Cláudia