quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Congresso UFBA 2024 - 26 e 27 de novembro

 Considerações sobre o Congresso UFBA 2024

Estive presente no Congresso UFBA 2024 nos dias 26 e 27 de novembro, apesar da chuva tentei aproveitar as diferentes atividades e palestras apresentadas.

Na terça-feira, 26/11, visitei algumas exposições que estavam no PAF 3, acabei não fotografando todas mas tinham gravuras, desenhos e esculturas. Assisti também ao resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Estatística, que criaram um site para vendas de artigos infantis. Foi interessante ver como os conceitos do curso foram aplicados de forma prática e alinhados ao empreendedorismo. Mais tarde, tentei participar de uma mesa, mas, infelizmente, os responsáveis pela apresentação não compareceram.

















Já na quarta-feira, 27/11, participei de diversas mesas e oficinas. Pela manhã, estive na oficina "Bordado Livre: Uma Experiência Transformadora", conduzida pela Professora Mariela. Durante a prática, aprendemos sobre os diferentes tipos de superfícies onde o bordado pode ser aplicado, como usar um bastidor, fazer pontos simples, e criar gravuras com plantas diretamente no tecido. Já havia tido outras experiências com bordado nas aulas da professora Mariela, mas participar dessas oficinas é sempre uma ótima experiência.


Meu resultado final

Na parte da tarde, tentei participar da oficina "Construindo Instrumentos Musicais Artesanalmente", na Escola de Dança, que estava na programação para começar às 14h. Ficamos cerca de 40 minutos esperando o início, mas fomos informados pelos monitores de que os responsáveis pela atividade não compareceram e acabamos sendo dispensados.

Antes de sermos dispensados

Mais tarde, às 16h, fui ao Planetário assistir à exibição "Música Visual para Fulldome". Foi uma experiência bem diferente das anteriores que tive no congresso. Já havia visitado o Planetário durante programação regular, mas a exibição de Músicas Visuais foi bastante diferente, super variada. Muitos artistas foram apresentados, incluindo alguns estudantes do BI. Apesar de ser uma experiência super imersiva com bastante imagens e sons, confesso que sempre fico um pouco tonta com as luzes das projeções.


Jennifer de Santana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário