A aula de Visualização de dados ocorreu de forma não presencial pelo Youtube, e pensando no assunto acabei lembrando sobre os vídeos de Line Distribution, muito comum no mundo da música coreana.
Eles mostram quanto tempo cada membro canta em uma música, usando gráficos de barras ou pizza coloridos. É tipo uma forma divertida de ver quem aparece mais em cada música. Esses vídeos são um exemplo perfeito de como a visualização de dados pode transformar números em algo interessante.
A ideia por trás da visualização de dados é deixar a informação mais fácil de entender. E é exatamente isso que acontece nos vídeos de Line Distribution: em vez de só dizer "fulano cantou 30% da música", eles mostram isso com gráficos criativos. Cada membro do grupo tem uma cor, e os gráficos animados acompanham o ritmo da música, o que torna tudo muito mais acessível. É uma forma de traduzir dados técnicos em algo visual.
No vídeo acima, além da Line Distribution em gráficos de barra também é mostrada a letra da música completa em coreano e em inglês. No final também aparece um gráfico de pizza mostrando a parte de cada um dos membros do grupo.
Pra criar esses vídeos os criadores geralmente usam programas como After Effects pra animações fluidas e bem feitas e Excel pra organizar os números antes de animar.
Além de serem bonitos de assistir, esses vídeos criam uma conexão entre dados e entretenimento. Eles mostram que até informações que parecem consideradas chatas podem ser apresentadas de um jeito criativo e divertido.
Katarina Amaralina C. Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário