No dia 27/11 fui para a apresentação "As poéticas visuais de Ailton Lima", feita por Juliana Tanaka.
Alguns dias antes Juliana me usou para ir pregando cartazes para essa apresentação, e esses cartazes continham a foto dele com a legenda "Você conhece Ailton Lima?", eu não fazia ideia de quem era ele, mas estava lá pendurando o rostinho dele pelo campus. Depois disso eu não poderia ficar sem saber quem era esse cara.
Enfim, quem é mesmo Ailton Lima? Um artista e professor da Escola de Belas Artes. Fez seu mestrado em Arte e educação nos Estados Unidos, já que na época, no Brasil não era comum a graduação na área de artes. Assim que voltou para o Brasil, se tornou um dos professores mais importantes da EBA.
Seus trabalhos são atualmente facilmente identificados, principalmente pelo uso de um verde suave, a base de sua expressão. A figura humana, pombos e a vegetação surgem em composições suaves e equilibradas, tornando seu estilo único.
A apresentação foi a primeira fase da pesquisa sobre Ailton, nela foram mostradas artes dele que pensavam estar perdidas, mas na verdade só estavam muito bem escondidas em slides, que estavam guardados em aparelhos de difícil acesso atualmente. Juliana e outros pesquisadores encontraram esses aparelhos em caixas diversas, e utilizam de outros dois aparelhos para serem capazes de ver os slides. É muito trabalhoso e exige muito tempo, mas já foram encontrados mais de 300 slides com artes, e na mesma semana do Congresso mais caixas apareceram, então o número de slides só crescem.
Na segunda fase da apresentação, que só ocorrerá em 2025, esses slides finalmente serão abertos para o público.
Ao final da apresentação foram apresentados os resultados da primeira fase da pesquisa: diversos documentos, fichas e storyboards feitos pelo artista entre a década de 80 e 90, encontrados juntos às caixas que citei acima.
Essa foi minha experiência no Congresso UFBA 2024, agora você também sabe quem é Ailton Lima e aconselho prestigiar a segunda fase da pesquisa próximo ano.
Katarina Amaralina C. Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário