No dia 28 de novembro estive presente no Congresso UFBA 2024. Me programei para assistir duas apresentações que aconteceram nesse dia e ambas foram maravilhosas.
A primeira (imagem abaixo) foi a apresentação de título Imaginar o Inimaginável: Poesia, Cinema e Artes Visuais. Nela, os professores Eduardo Reis, Midian Garcia, Rosana Junqueira e Taise Macedo dissertaram sobre seus respectivos exercícios teórico-críticos baseados em obras escolhidas por eles. Foi muito interessante refletir sobre os assuntos trazidos, sobre a ideia da "arte que se constroi das impossibilidades", da resiliência e resistência que precisamos ter ao lidar com momentos de crises mas também utilizar desses momentos e desses sentimentos para produzir, para buscar novos significados e motivações.
Congresso UFBA 2024 - Imaginar o Inimaginável: Poesia, Cinema e Artes Visuais |
A segunda apresentação (imagem e vídeo abaixo) que assisti foi no planetário, guiada pelo professor Cristiano Figueiró mas desenvolvida por um grupo de artistas. Assistir o Música Visual para Fulldome foi uma experîência incrível. Ter a possibilidade de contato com peças tão interessantes e com essa ideia da música visual projetada em Fulldome mostra novas perspectivas e até incentiva a criatividade. Outro ponto que achei bem legal foi a projeção de peças tanto de iniciantes quanto de profissionais da área, o que possibilita a divulgação e suporte para esses artistas que podem, até então, não ter tido essa oportunidade.
Congresso UFBA 2024 - Música Visual para Fulldome |
Que assim como foi (e costuma ser) no Congresso UFBA, sempre existam oportunidades para estudantes, professores, artistas e espectadores de ter acesso a espaços que incentivam a cultura, ciência e a arte, além de tornar o ambiente da universidade um espaço de partilha e de contato.
Publicado por: Alícia de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário