segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Experiências com Vídeo 360°

         Na aula do dia 13/11, a professora Karla nos explicou como funciona a gravação de vídeos em 360° e nos mostrou alguns processos e possibilidades de uso desta tecnologia no campo das artes. A aula também contou com a participação do artista e pesquisador Yerko Haupt, que trabalha com vídeos 360° aplicado às artes performáticas. Yerko apresentou um pouco de seus trabalhos para a turma, além de trazer óculos de realidade virtual para que pudéssemos experienciar uma outra forma de assistir a filmes e interagir com as imagens expostas. 

        
        O que mais diferencia o vídeo 360° do formato tradicional de vídeo em uma única perspectiva é a experiência do espectador em escolher por qual ângulo se assistirá a história ser contada. Uma história pode ganhar diversos significados novos, a partir do que se escolhe ver ou não ver, e o vídeo 360° possibilita que o espectador ganhe liberdade para criar sua própria narrativa a partir das imagens dadas, tornando-se, de certa forma, um diretor do filme exibido.
        Essa técnica audiovisual carrega consigo um potencial artístico imenso, embora também possua suas dificuldades. Quando transferido entre canais de reprodução, a forma de assistir pode variar um pouco. Na aula, tivemos o privilégio de utilizar um óculos de realidade virtual, no qual a perspectiva muda conforme o usuário mexe a cabeça e o corpo para ver outros ângulos e planos. No YouTube, porém, é preciso deslizar o cursor ou o dedo na tela para mudar a perspectiva. Utilizando o aplicativo no celular, é possível mudar o plano ao mexer o celular também. Abaixo, deixarei um exemplo de vídeo 360° que encontrei, que mostra algumas imagens de leões na savana africana. O vídeo exemplifica bem a variedade de planos e narrativas possíveis de serem apreendidas, a cada vez a que é assistido.



Miguel Gouvêa Lordello



Nenhum comentário:

Postar um comentário