Personagens
Pedro é uma criança de 9 anos, curioso e esperto. Ele tem olhos castanho-escuros, pele morena e cabelos cacheados.
Joana é a bisavó de Pedro. Tem 89 anos, cabelos longos e brancos que estão sempre em um coque, pele escura e olhos cinzentos.
Erasmo era casado com Joana, negro, cabelos curtos e brancos e olhos cinza.
QUADRO 1
"Por que fazemos isso?" — pergunta Pedro enquanto coloca um retrato de seu avô no ponto mais alto do altar.
QUADRO 2
"Porque somos família" — responde Joana, colocando rosas de ouro no altar.
QUADRO 3
"Eu não conheci o vovô Erasmo" — fala Pedro enquanto olha para a foto do avô.
QUADRO 4
"Esse é um dos motivos pelos quais fazemos isso. Nossos mortos não podem ser esquecidos." Joana termina de colocar os enfeites no altar, fica parada olhando por alguns segundos e, então, pega a mão de Pedro para levá-lo até o sofá.
QUADRO 5
"O Dia dos Mortos é o dia em que nossos parentes e pessoas que amamos vêm nos fazer uma visita. Por isso, montamos esse 'altar' com fotos deles, coisas que eles gostavam de comer e objetos pessoais... A morte não é o fim, Pedrinho. O vovô Erasmo só tem hoje para nos visitar" — diz Joana, sentada no sofá com Pedro.
QUADRO 6
"Então eu vou conhecer o vovô hoje?" — pergunta Pedro, sorridente.
QUADRO 7
"Infelizmente, não vamos vê-lo."
QUADRO 8
"Então como a vovó sabe que ele vai vir?" — Pedro pergunta, confuso.
QUADRO 9
"Porque o amor verdadeiro nos une para sempre. Esse amor está guardado nas batidas do nosso coração. A alma do vovô vai escutar e voltar para casa... Por isso, sempre lembre de quem já partiu, para que eles tenham para onde ir no dia de hoje."
Inspiração
A história foi inspirada no "Día de los Muertos", uma tradição mexicana na qual se acredita que os mortos podem voltar no dia 2 de novembro e visitar suas casas. Também me inspirei no filme "Viva - A Vida é uma Festa", que aborda bem o tema, especialmente na música "El Latido de Mi Corazón".
Nenhum comentário:
Postar um comentário