Ele explicou sobre o funcionamento dos Softwares de criação musical, sobre o que é Selo Musical e pra que serve (é um coletivo de cooperação entre artistas para potencializar a arte deles, ou seja, dar mais visibilidade, chegando a mais pessoas e podendo até chegar a festivais).
O professor também nos ensinou sobre o som ser composto por ondas que se propagam no ar (aquele velho assunto de física da escola), e como podemos utilizar isso para melhorar as criações de música eletrônica e inovar nas experiências que proporcionamos a quem está ouvindo. Além disso, conversamos sobre a diferença entre som estéreo (duas saídas de som) e mono (uma saída).
Para experimentarmos um pouco da criação com música eletrônica, o professor Cristiano nos mostrou como utilizar os apps Sunvox, BandLab e Koala Sampler, o que foi super interessante e divertido.
Assim, mesmo sem querer ser uma produtora musical, pude entender como funcionam essas ferramentas e percebi o quanto elas podem ser úteis para criações em música, teatro, dança, audiovisual, etc. É realmente um mundo de possibilidades dentro da música digital.
Por fim, o professor Cristiano passou uma atividade para a turma: Fazer um experimento sonoro com sunvox ou bandlab em um link público.
Confesso que criar uma música/ “experimento sonoro” do zero foi um desafio e tanto pra mim. Eu busquei ver quais ferramentas do app ressoavam melhor na minha percepção e juntei com elementos dos instrumentos e estilos musicais que eu mais gosto de ouvir. Tentei criar algo simples, porém animado. Foi difícil, mas também gratificante, porque gostei muito do resultado final.
Confiram aqui como ficou meu experimento sonoro: https://www.bandlab.com/join/rs7dlro
Texto e produção por Amanda Regina Borges Vieira


Nenhum comentário:
Postar um comentário