quarta-feira, 23 de outubro de 2024

GPS Drawing: O Artista é o Lápis e a Cidade é o Papel

GPS Drawing é uma técnica interessante que transforma o artista no “lápis” e a cidade no “papel”. É uma maneira inovadora de criar imagens, onde o percurso real que percorremos se torna a linha de um desenho em um mapa digital. A ideia de literalmente desenhar com o corpo enquanto nos movemos por ruas e avenidas é algo que pareceu bem divertido de início.

Entretanto, tentei algumas vezes na faculdade e até na minha própria rua, andando para lá e para cá, acompanhando a figura se formar no mapa do celular, mas nenhuma das imagens saiu como eu esperava rsrs. Percebi que o GPS Drawing exige muito planejamento e, até mesmo, um estudo do mapa da cidade. Afinal, para que a imagem realmente funcione, é preciso estar atento a como as ruas e os caminhos se conectam.


"Tem uma estrela aqui", 2024.

"Espiral", 2024.

Foi pensando nisso que comecei a explorar o mapa da cidade, em busca de ruas que formavam figuras naturalmente. Foi quando me deparei com algo incrível: uma área próxima ao Shopping da Bahia, onde as ruas desenham o contorno de um passarinho! Infelizmente, não consegui ir até o local, já que parte dele é um condomínio fechado, mas trouxe a imagem para ilustrar como seria o desenho final.


Passarinho encontrado na Alameda dos Eucaliptos, Salvador.

Essa descoberta me fez refletir sobre como a cidade, muitas vezes, já contém arte em sua própria organização. O GPS drawing é, então, uma forma de revelá-la de uma maneira nova e criativa.


Publicado por: Cláudia Góes


Nenhum comentário:

Postar um comentário