quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Visitando a Casa das Histórias de Salvador

 Em 8 de janeiro de 2025 visitamos a Casa das Histórias de Salvador, no primeiro andar vimos e tocamos várias obras táteis, além de imagens do bairro do Comércio e aprender sobre a história desse bairro. A parte mais marcante da visita para mim foi a sala imersiva com os projetores refletindo imagens nas paredes e no chão, com vários elementos naturais sendo exibidos, onde todos sentamos no chão para apreciar a experiência.

No segundo andar tinha algumas obras táteis também e o principal: uma maquete de uma parte de Salvador. Com 24 pontos históricos bem demarcados na maquete, na parede estando fotos desses locais e painéis com suas histórias. Esqueci de tirar foto desse andar mas achei as obras e painéis interessantes e a maquete surpreendentemente bem detalhada, apesar de ter sido um pouco estranho a maquete ter deixado de fora outros pontos importantíssimos como o Farol da Barra.

No terceiro andar tinha estandes com fones de ouvido e fotos de pessoas, ao colocar o fone você conseguia ouvir essa pessoa falando um pouco de sua história, nesse mesmo andar assistimos a exibição do curta "Trançando Festas" que apresenta as festas de largo de Salvador, por fim tinha uma exibição de várias obras, como pinturas, vídeos, dentre outros, na exposição Ecos Malês, que homenageia os 190 anos da Revolta dos Malês, dentre elas a obra da foto foi a que mais chamou minha atenção, mas as outras também eram interessantes e criativas.
Foi uma visita rica de informações e obras incríveis, e como alguém que não é de Salvador, conhecer mais sobre a cidade foi bem envolvente.

- João Marcus

Nenhum comentário:

Postar um comentário