Na aula do dia 11/12, pró Karla nos ensinou sobre trabalhos de artistas que utilizam recursos de imagens de satélites, street view, câmeras de segurança, dentre outras ferramentas de registros de paisagens. Já utilizei o Google Earth no passado para fazer umas "viagens" por várias cidades da Bahia, como Vitória da Conquista e Itabuna, lembro que quando pequeno o que me fascinava mais ao ir por essas cidades era ver as sedes de canais de televisão, poder ver onde eram gravados os telejornais parecia algo como descobrir o truque por trás de uma performance de mágica. O fascínio ia não só pelo fato de nesses lugares serem gravados os telejornais, como também pelas torres de transmissão enormes que quase todas tinham e chamavam muita atenção.
Logo, instantaneamente pensei em fazer uma colagem de todos as sedes desses canais de televisão que estão com sede aqui na Bahia, 20 de canais abertos no total que não estão extintos segundo a página da Wikipédia, porém só fiz de 16 delas, as quatro que não estão inclusas nas imagens e o porquê de não estarem são:
- CNT Bahia: a sede está fechada, apesar do canal ainda estar ativo com reprises, atualmente restam somente 2 funcionários.
- TV Câmara Barreiras: não tem uma sede própria, no sentido tradicional como os outros canais, por ser dedicado a transmissões da Câmara Municipal de Barreiras.
- TV Câmara Municipal: não tem uma sede própria, no sentido tradicional como os outros canais, por ser dedicado a transmissões da Câmara Municipal de Salvador.
- TVC: não tem street view na cidade de Potiraguá, além desse canal não ter permissão da ANATEL para atuar.
Das que estão presentes nas colagens, somente a TV Sudoeste, localizada em Vitória da Conquista, não possui torre visível do lado de fora.
Nessa primeira imagem as sedes são, da esquerda para direita, de cima para baixo, Band Bahia (Salvador), Record Bahia e TV Ouro Negro (Salvador, as duas na mesma imagem, uma do lado da outra), TV Bahia (Salvador), TV Aratu (Salvador), TV Baiana (Salvador), TVE Bahia (Salvador), Record Cabrália (Itabuna) e TV Santa Cruz (Itabuna).Nessa segunda imagem as sedes são, da esquerda para direita, de cima para baixo, TV Oeste (Barreiras), TV Feira (Feira de Santana), TV Subaé (Feira de Santana), TV Porto (Porto Seguro), TV São Francisco (Juazeiro), TV Sudoeste (Vitória da Conquista), TV UESB (Vitória da Conquista) e TV Sul Bahia (Teixeira de Freitas).Observá-las mais uma vez me lembrou do fascínio que eu sentia por esses estúdios na minha época de infância, morador de cidade pequena que não tinha nenhuma dessas sedes e sentia um pouco de inveja dessas cidades que as tinham, e alguns desses canais nem existiam na época, como a TV Feira, então foi interessante descobrir da existência delas também.
- João Marcus


Nenhum comentário:
Postar um comentário