quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

A história do Projeto Hortas Urbanas Salvador e Planos


O Projeto Hortas Urbanas Salvador que se iniciou em 2016. O idealizador Wilson Brandão Lima, morador da região, viu nesse espaço de preservação, que estava abandonado, causando lixo, pragas e violência no local, uma oportunidade de criar um projeto que mudaria a realidade da região e de muitas pessoas.
Com o terreno cedido pela Prefeitura, se iniciou o plano de criação de uma horta voluntária que doaria suas produções orgânicas para casa de apoio a idosos de Salvador. E assim é até hoje.


 

Junto com o trabalho voluntário, o trabalho e a importância desse projeto foi crescendo cada vez mais. Escolas e faculdade começaram a realizar aula de campo sobre alimentação saudável e orgânica, sobre agricultura, preservação de espécies nativas e medicinais. Muitas crianças e voluntários já realizaram trabalhos artísticos com reciclagem, artes nos murais e trabalhos fotográficos. E esse espaço acabou se tornando uma grande área de sustentabilidade e arte.



Atualmente, o Projeto Hortas Urbanas Salvador está buscando ampliar suas áreas. Hoje já possuem um meliponário de preservação de abelhas nativas brasileiras, um pátio de compostagem, a Feira Agroecológica da Pituba todos os sábados pela manhã e um eco ponto de reciclagem. Tudo isso com o objetivo de crescer e se tornar um Parque Agroecológico da Pituba.

Nessas fotos temos o projeto de como seria a parte social para a realização de aulas, encontros, palestras e apresentações artísticas. Infelizmente ainda não foi possível por em prática a construção esse espaço por falta de recursos, mas seria um sonho se tornar realidade.













Maria Giulia Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário