segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Visita ao Museu

 No dia 8 de janeiro fizemos um passeio pelo museu da história da Bahia,

No inicio do percurso fomos apresentados a região do comercio antes do aterramento, onde fica localizado geograficamente o museu e como era antes. Foi bem impressionante vê a grande evolução que teve a região, como conseguiram construir encima do mar e como ao longo dos anos a quantidade de verde foi diminuindo dando lugar a grandes prédios.




Uma parte que eu gostei bastante do museu foi a acessibilidade, e como tem muitas obras táteis, foi uma experiencia bem legal poder tocar e sentir as texturas da peças. e gostei bastante também da maquete que ia aumentado um andar enquanto mudávamos de andar.




A sala imersiva com projeções também foi bastante interessante e relaxante, me senti parte da projeção. Na hora de levantar deu um pouco de tontura.. mas, foi uma boa experiencia, tentei olhar para os projetores e entender como estava acontecendo as projeções na sala toda com aquelas disposições.



A maquete da cidade toda foi uma das coisas que eu mais gostei e ver, parece que foi extremamente trabalhoso pela quantidade de detalhes, eu amei ver e tentar identificar os lugares. Só foi frustrante mesmo não ter o farol da barra na maquete.




Por fim a exposição temporária estava maravilhosa, gostei da obra interativa que podíamos escrever num post it nossos sentimentos, gostei do quadro do centro antigo que retratava o período de escravidão.




Em geral o passeio foi maravilhoso, a única parte ruim foi as grandes filas que não nos permitiram ir para outros museus. Bom pro turismo da cidade. mas, como tínhamos pouco tempo e queríamos ver mais coisas não foi tão proveitoso. 


Por: Luana

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

GPS drawing

 

 GPS drawing na definição da internet apresentada na Wikipédia é um método de desenho que utiliza um dispositivo de posicionamento global, o GPS, para criar desenhos seguindo uma rota planejada numa escala grande. Os aplicativos que podem ser utilizados para isso são o Strava e MapMyRide como exemplos. Existem alguns artistas que se utilizam desse método como Janine Strong.



 


 As imagens acima foram produzidas por Janine Strong, uma norte-americana artista de GPS drawing. A primeira imagem possue detalhes sobre ela no site da Janine Strong. Ela foi feita no Brooklin com 65,2 km de passeio. Em milhas, isso equivale a 40,5. A segunda foto se trata da obra do artista neerlandês Johannes Vermeer, chamada "Moça com o Brinco de Pérola". As imagens foram retiradas de um site onde estão presentes outras imagens criadas pela artista.

https://www.janinestrong.com/copy-of-photography

Entre outros artistas de GPS drawing estão Gustavo Lyra, do Rio Grande do Norte que já criou uma imagem da Elsa gigante.

 Algumas informações a mais, inclusive fontes, estão presentes neste link:

 https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n196050/artistas-atletas-corredores-ciclistas-gps-arte.html

 

 

 

-Por Guilherme