Um vídeo 360° basicamente é um vídeo em que o expectador pode olhar em todas as direções possíveis, controlar para onde vai olhar e faz quem o vê se sentir imerso dentro do vídeo. Existe alguns vídeos desses disponíveis na internet, um dos quais eu analisei.
O vídeo que eu analisei tem o título em inglês. Nele é criada a sensação de estar se aproximando de um enorme buraco negro lentamente, onde durante todo esse trajeto, você pode olhar ao seu redor e analisar tudo que estar acontecendo do ângulo que preferir o que tornar a sensação imersiva e talvez assustadora. O que torna a experiência ainda mais assustadora é a sensação de flutuar de forma impotente até algo com uma gravidade imensa e sentir a sensação de estar lá, sem escapatória pra no fim, você estar seguro enquanto assiste. Outra coisa que torna essa uma experiência interessante, é que a humanidade nunca vai realmente chegar perto nesse nível de um buraco negro, tanto por questões de distância de ano-luz quanto por perigo. Mas o vídeo cria a sensação de você estar indo até ele e poder simplesmente visitar o objeto mais poderoso do universo.
O vídeo em si cumpre a proposta de um vídeo 360°. Nele é possível você olhar para qualquer lugar só movimentando o celular como se fosse seu campo de visão. Também é possível movimentar a tela usando os dedos. O vídeo em si, tem alguns erros, como a tela dividida ao meio que é notável principalmente quando você se aproxima mais do buraco negro. Porém, mesmo sendo falso, o vídeo em si consegue cumprir a parte de fazer quem o ver se sentir realmente dentro do vídeo ao ser bem envolvente. Essa, acredito, deve ser parte do que é um vídeo 360°, fazer quem ver se envolver dentro daquela realidade. Pelo menos para mim, o vídeo consegue fazer você ter medo ao sentir que vai ser engolido por um buraco negro.
Link do vídeo:
https://youtu.be/EknTLmXG89Q?si=Db3hI4BFwNd6AGOx
Por: Guilherme
Nenhum comentário:
Postar um comentário